João Batista Silva
CapaCapa
TextosTextos
PerfilPerfil
Livros à VendaLivros à Venda
Livro de VisitasLivro de Visitas
ContatoContato
Textos

Padre Santo - Prefácio
   

"A caminho da santidade

A Igreja Católica tem sua fé maior em Jesus Cristo, que veio ao mundo, deixou seus ensinamentos, sofreu, morreu para salvar a humanidade e ressuscitou, para a glória de Deus. Depois dele, começando por Maria e os doze apóstolos, muitos foram os que se entregaram por amor a Cristo e à Igreja, vivendo a união, a humildade e a fraternidade. É isso que este livro de João Batista Silva nos apresenta: um pouco da história de fé de Padre Libério Rodrigues Moreira e de outras pessoas que contribuíram – ou contribuem – para manter viva a fé em Nosso Senhor Jesus Cristo e fomentar seus ensinamentos no meio do povo.

Já nas primeiras páginas desta obra, o autor professa sua crença na santidade de Padre Libério ao convidar o leitor a rezar a oração pela beatificação desse Servo de Deus. A oração em si nos apresenta um modelo de vida cristã, pois, além de enaltecer os valores cristãos do referido padre, pede que nos conceda o dom de imitá-lo em suas virtudes e no amor que nutria por Jesus, Maria e José.

Logo na primeira parte, o autor nos transporta no tempo para conhecermos um pouco da trajetória de vida de Padre Libério, desde seu nascimento, em 1884, sua vida civil e religiosa, sua fama de milagreiro, até sua morte em 1980. Segue então um poema dedicado ao padre, que nos remete ao seu ministério e nos faz perceber a leveza de seus passos, a clareza de suas palavras e a pureza de sua alma. Tal qual a vida, a caminhada religiosa também não para, está sempre acompanhando a evolução da humanidade. E muitos são os que colaboram com os planos de Deus. O autor nos apresenta, paralelamente, a história de vida de outras pessoas que se entregaram à construção do Reino de Deus aqui entre nós. Segue então poemas à Virgem Maria, às mães, ao Servo de Deus Padre Júlio Maria De Lombaerde e outros. Também a Dom Belchior, inclusive com um poema de autoria do Padre Douglas Rodrigues Xavier cantando os feitos e as glórias daquele que foi bispo de Luz por tanto tempo.

Também ganham destaque, nesta obra, alguns feitos e pessoas de nossa região, parte da história dessas terras, que se lembram do Padre Libério e contam seus feitos e as graças recebidas por seu intermédio. João Batista cita a construção da Santa Casa, da Igreja do Rosário, da Sociedade São Vicente de Paulo, dos cruzeiros que por aqui foram erguidos – os dois que permanecem, na Rua Cruz do Monte e no Bairro São Vicente –; fala da Irmã Maria, de Alzira de Souza Cunha e outros. Também somos levados pelo autor a acompanhar as expressões de fé que mantêm viva a figura do Padre Libério entre nós, como as caminhadas, as cavalgadas, as missas celebradas na igreja em Leandro Ferreira e nas capelinhas erguidas em sua honra.

Enfim, em uma obra que também faz menção a vários religiosos do nosso tempo, o devoto e escritor João Batista fala da vida santa de Padre Libério e de como ele cresceu e viveu entre os humildes, pobres e marginalizados. Padre Libério viveu como um autêntico missionário, discípulo de Jesus. Aos olhos dos crentes, merece o título de santo e a glória dos altares. A Igreja já deu os primeiros passos ao analisar sua vida e proclamá-lo “Servo de Deus”. Com sua obra, João Batista inflama no povo a devoção a esse padre tão querido e conclama os leitores a rezarem por sua beatificação, cujo processo está em andamento.

Servo de Deus Padre Libério, intercedei por nós."

Luisa Garbazza
16 de janeiro de 2018
 
João Batista Silva e Luísa Garbazza
Enviado por João Batista Silva em 07/03/2019
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras